Site Overlay

MAIONESE DE BATATAS


O segredo para a maionese de batatas ficar ultracremosa e muito saborosa: tempere e misture com as batatas ainda mornas. Alguns pedaços vão desmanchar, outros vão ficar inteiros e a textura final vai ficar perfeita.

INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas
  • ¾ de xícara (chá) de maionese caseira
  • caldo de 1 limão siciliano
  • 8 ramos de salsinha
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 2 cm – o importante não é cortar as batatas em cubos perfeitos, mas sim em pedaços uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma panela, cubra com água, misture 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – para verificar o ponto espete com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes. 
  2. Passe as batatas pela escorredor e dê uma sacudida para tirar bem a água. Enquanto isso,  lave seque e pique grosseiramente a salsinha – reserve algumas folhas inteiras para servir. 
  3. Transfira as batatas cozidas para uma tigela e tempere-as ainda quentes para absorver os sabores. Adicione sal, o caldo de limão, 2 colheres (sopa) de azeite e a salsinha picada. 
  4. Adicione a maionese e misture delicadamente – as batatas cozidas e ainda mornas vão em parte desmanchando e parte ficando inteiras, o que deixa o preparo ainda mais cremoso. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira (coberta com filme) até a hora de de servir.


MAIONESE CASEIRA 


Aqui no panelinha você encontra algumas opções de preparo da maionese caseira: batida a mãono liquidificador e até no mixer. Escolha a sua.