Site Overlay

LASANHA DE BERINJELA COM RICOTA


A combinação da berinjela com a ricota rende uma lasanha leve, mas ainda assim supersaborosa, com molho de tomate caseiro. Resista à tentação de adicionar azeite ao grelhar as fatias de berinjela – a lasanha fica ainda mais leve se forem grelhadas sem nada mesmo.

PARA O MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES

  • 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 cebola
  • 1 talo de salsão (½ xícara (chá) picado)
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • sal a gosto
  • 2 ramos de manjericão

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o salsão em cubinhos – você pode reservar as folhas no congelador para uma próxima receita.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 4 minutos, ou até começar a dourar. Junte o salsão e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o alho, a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar.
  3. Junte o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Tempere com 1 colher (chá) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho encorpado. Adicione as folhas de manjericão, desligue o fogo e reserve.

PARA O RECHEIO DE RICOTA

INGREDIENTES

  • 400 g de ricota (cerca de 2 xícaras (chá) esfarelada)
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • noz-moscada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela grande, amasse bem a ricota com um garfo. 
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à ricota – se um estiver estragado você não perde a receita. Adicione o leite, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Mexa bem com um batedor de arames para incorporar os ingredientes. Reserve.

PARA AS BERINJELAS E A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 berinjelas
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). 
  2. Lave, seque e descarte a ponta com o cabinho das berinjelas. Para fazer as fatias: corte uma fatia bem fina da berinjela, no sentido do comprimento – assim você forma uma base de apoio para o legume. Apoie a parte cortada na tábua e corte cada berinjela em fatias finas de cerca de 0,5 cm, no sentido do comprimento. Dica: como a casca da berinjela é bem grossa, utilize uma faca de pão serrilhada.
  3. Leve uma grelha de ferro ao fogo médio (se preferir, utilize uma frigideira ou bistequeira antiaderente). Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem uma ao lado da outra. Deixe dourar por cerca de 1 minuto de cada lado – não regue com azeite, assim as fatias ficam sequinhas. Transfira para uma travessa e repita com o restante. 
  4. Para montar a lasanha: distribua uma camada fina de molho de tomate no fundo de um refratário retangular de 32 cm x 22 cm (ou que comporte cerca de 2,5 litros). Disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra – para ficar mais fácil de encaixar, alterne o sentido das fatias, uma com a base para lá outra com a base para cá. Cubra as berinjelas com ¼ do recheio de ricota e regue com mais um pouco do molho de tomate (cerca de ⅓ de xícara). 
  5. Repita a montagem alternando camadas de berinjela, ricota e molho de tomate. Cubra a última camada com o restante da ricota e do molho de tomate e polvilhe com o queijo parmesão ralado. 
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até gratinar. Retire do forno e espere 10 minutos antes de cortar para servir – assim a lasanha assenta e fica mais fácil de cortar as fatias. 


COMO CONGELAR

Porcione e congele em recipiente que vá ao micro-ondas (se preferir, embale a porção com papel-alumínio). Para descongelar, a lasanha vai do congelador para o micro-ondas no próprio recipiente (ou desembalada no prato de servir), por 5 minutos em potência alta.