Site Overlay

BRIGADEIRO DE TAHINE (DE MICRO-ONDAS)


Fica pronto em um minuto no micro! É certeza de sucesso em casas de fãs de sobremesas árabes: o sabor lembra muito halawa (ou halva), o clássico doce feito com tahine. Mas mesmo se nunca tiver provado halawa: gosta de tahine? Então experimente!

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela de vidro (ou outro material que possa ir ao micro-ondas) coloque o leite condensado, o tahine e misture bem com uma espátula.
  2. Leve ao micro-ondas, em potência alta, para rodar por 1 minuto. Com cuidado e utilizando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e mexa bem com uma espátula até ficar uniforme e cremoso, com a consistência de brigadeiro de colher – o brigadeiro sai do micro-ondas com aparência de talhado, não se assuste, é assim mesmo. Caso ainda esteja muito líquido, volte ao micro-ondas para cozinhar por mais 30 segundos.
  3. Transfira para uma tigela e deixe amornar (ou esfriar) antes de servir. Fica uma delícia com pistache picado.

PARA AUMENTAR A RECEITA

Para fazer o brigadeiro em maiores quantidades, considere a seguinte proporção: 1 parte de tahine para 4 partes de leite condensado. Lembre-se que quanto maior a quantidade, será preciso mais tempo de cozimento para atingir o ponto.

NA PANELA

Coloque o leite condensado e o tahine numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula de silicone por cerca de 3 minutos até ficar uniforne e cremoso.