Site Overlay

20 receitas de polvilho azedo e doce para você saborear


O biscoito de polvilho é um prato típico mineiro, mas seu sucesso não ficou apenas por lá, em diversos outros estados a receita é muito apreciada. Seu preparo normalmente é bem simples e o tempo que deve ficar no forno é curto.

É uma receita prática para servir como petisco tanto em casa, como para carregar em uma bolsa ou mochila para aquela pausa para um lanche.

Dependendo do polvilho que você escolher, já que existem dois tipos: o doce e o azedo, o resultado do seu biscoito pode ser muito diferente. Por isso, separamos uma lista com receitas que são feitas com ambos os polvilhos para que você possa conferir.

Polvilho azedo

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Biscoito de polvilho: essa é uma receita simples e clássica de biscoito de polvilho. Depois que a massa estiver pronta, o petisco precisa ficar no forno por apenas 25 minutos.

2. Biscoito de polvilho com curry: temperar seu biscoito de polvilho com curry pode deixá-lo com um sabor completamente diferente. Sugestão: acrescentar pimenta caiena.

Publicidade

3. Biscoito de polvilho com queijo parmesão: a dica dessa receita é usar leite e óleo quente para misturar ao restante dos ingredientes. O queijo parmesão é salpicado depois que a massa já estiver moldada em formato de biscoitos.

4. Biscoito de polvilho com queijo e orégano: o queijo escolhido para preparar esse biscoito de polvilho foi a mussarela. Tanto ela, quanto o orégano são misturados aos outros ingredientes da massa no momento de preparo.

5. Biscoito de polvilho com queijo branco: essa é uma receita de um biscoito de polvilho em que a farinha de trigo também é usada para preparar a massa e a quantidade de queijo branca é grande, então, a massa não é tão leve quanto a de um biscoito de polvilho tradicional. Mas o resultado é muito saboroso.

6. Biscoito de polvilho com chia sem lactose: o ingrediente escolhido para substituir o leite nessa receita foi a água, o que torna o biscoito ainda mais leve. A semente de chia é rica em ômega 3, uma gordura que gera diversos benefícios ao nosso corpo.

Publicidade

7. Biscoito de polvilho com curry sem lactose: nessa receita é utilizada a água em vez de leite para preparar os biscoitos de polvilho. Além do curry, para que seu petisco fique com um sabor diferenciado, a sugestão é acrescentar ervas finas.

8. Biscoito de polvilho funcional: para que seu biscoito fique mais saudável, você pode fazer algumas substituições de ingredientes em relação ao biscoito tradicional. O óleo sugerido, por exemplo, é o de coco. Além disso, sementes de chia também são usadas no preparo dos biscoitos.

9. Biscoito de polvilho fit: para deixar seu biscoito de polvilho com um maior valor nutricional a sugestão é acrescentar chia, gergelim ou linhaça. Outra dica é utilizar o óleo de coco.

10. Biscoito de polvilho da Bela Gil: nesta receita da Bela Gil, o biscoito não é preparado com leite, mas sim com água. Ela também sugere usar óleo de soja orgânico. Além disso, chia também é usada para preparar essa receita.

11. Biscoito de polvilho com queijo ralado: para preparar essa receita a autora sugere bater o polvilho, o sal, leite quente e manteiga derretida em uma batedeira, mas você também pode misturar esses ingredientes à mão. Depois que os ingredientes esfriarem um pouco, você deve acrescentar o ovo. O queijo ralado é polvilhado pela massa depois de pronta.

12. Biscoito de polvilho globo: o diferencial dessa receita é o uso de 5 ovos para preparar a massa, enquanto algumas pedem apenas 1. Você também vai precisar de polvilho azedo, sal e óleo.

13. Biscoito de polvilho vegano: Em vez de ovos, esta receita leva leite vegetal. Sugere-se acrescentar linhaça à massa. O preparo é bem simples e a receita fica pronta em aproximadamente 30 minutos.

Polvilho doce

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Biscoito de polvilho com parmesão: com apenas 6 ingredientes você prepara esse biscoito: polvilho doce, queijo parmesão ralado, manteiga, leite e sal. Para preparar você só precisa misturar todos os ingredientes e depois moldar a massa em formato de biscoitos.

15. Biscoito de polvilho com queijo: esse biscoito fica com a casca crocante e o meio macio. O queijo utiliza é o meia cura ralado. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Publicidade

16. Biscoito de polvilho com coco: para deixar seu biscoito com sabor de coco, utilize meia xícara da fruta ralada. Para preparar os biscoitos você só precisa misturar os ingredientes, moldá-los e depois levar ao forno entre 10 a 15 minutos.

17. Biscoito de polvilho e fubá: esse é um biscoito que fica com uma textura crocante e derrete na boca. Além disso, tem um leve gostinho de milho, devido ao acréscimo do fubá.

18. Biscoito de polvilho e leite condensado: para quem gosta de biscoitos doces, essa é uma ótima opção. Para preparar essa receita você vai precisar apenas de polvilho doce, leite condensado, gema de ovo, óleo de coco e manteiga. O preparo é simples e os biscoitos devem assar por aproximadamente 20 minutos.

19. Biscoito de polvilho com queijo e ervas: essa receita pede dois queijos: parmesão e mussarela. Para temperar você pode fazer uma combinação com as ervas verdes que mais te agradam.

20. Biscoito de polvilho saudável: essa é uma receita que mistura o polvilho doce e o azedo, mas o primeiro é em maior quantidade, então seu sabor prevalece. Além disso, você deve acrescentar chia à massa e utilizar água em vez de leite.

Agora que você já conferiu diferentes ingredientes e modos de preparo para fazer um biscoito de polvilho, anote suas favoritas e teste em sua casa.