Site Overlay

15 receitas de lagosta para perder o medo de preparar esse fruto do mar


A lagosta é o nome dado a uma grande variedade de frutos do mar que tem em comum as antenas longas e os pés em forma de leque. Esse crustáceo é considerado um alimento caro e um ingrediente presente em diversos pratos chiques e de luxo, mas sabia que você pode preparar diferentes receitas com ele em casa?

O mais importante na hora de fazer receitas que levem lagosta é saber limpar bem esse ingrediente e aproveitar somente sua parte saborosa e comestível. Então, aprenda a fazer essa limpeza e também a temperar e cozinhar de forma correta pratos que levam lagosta.

Confira receitas que te ensinam a cozinhar corretamente esse fruto do mar e receitas que te ensinam a incluir a lagosta em diferentes refeições.

Receitas de lagosta

imagem18-12-2021-13-12-43

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

1. Lagosta com molho de alho: aprenda a preparar uma lagosta no azeite de oliva, com alho e sal. Além disso, você vai precisar fazer um molho de alho, com salsa e manteiga, para regar a lagosta quando ela estiver pronta. É super simples e fica uma delícia!

2. Lagosta na manteiga de ervas: o mais legal dessa receita é que você vai precisar de poucos ingredientes para reproduzi-la. Anote: meia xícara de cebola ralada, uma colher de chá de alho amassado, ervas frescas a gosto e lagostas cozidas e cortadas ao meio.

Publicidade

3. Lagosta assada: essa lagosta é assada com caldo de peixe, cebolas em rodelas, alho poró, salsa, manteiga, dill, sal grosso e conhaque. Depois de assar bem o prato, você vai acrescentar creme de leite fresco, deixando reduzir em fogo médio por 20 minutos.

4. Lagosta com molho branco: essa receita é muito simples! Primeiro, limpe a lagosta e separe sua carne, depois, coloque-a em uma panela com cebola refogada na manteiga e tempere com sal e pimenta. Com isso, é só devolver a carne para a casca e colocar o molho branco por cima, junto com queijo parmesão!

5. Lagosta grelhada: prepare um molinho para regar a lagosta que leva limão siciliano, manteiga com sal, alho, cebolinha picada e tempero spg. Quando for levar o fruto do mar para a grelha, pincele-a com esse molho para que sua comida fica muito bem temperada e gostosa!

6. Lagosta ao leite de coco: essa lagosta é preparada com um molho que leva leite de coco! Para fazer em casa, anote os ingredientes: lagosta, tomate, alho, sal, pimenta, suco de limão, manteiga, azeite, molho de tomate e leite de coco.

Publicidade

Receitas de pratos com lagosta

imagem18-12-2021-13-12-43

Foto: Reprodução / Gastrolândia

7. Linguini com lagosta: macarrão é uma comida extremamente versátil já que você pode combiná-lo com diferentes ingredientes e molhos. Nessa receita, você vai aprender a fazer um acompanhamento de lagosta refogada com alho e cebola e flambada com martini, uma bebida alcóolica feita com gim e vermute.

8. Aligot com ragu de lagosta: aligot é um purê de batatas com nata e queijo e ragu é um molho feito com carne cozida. Aqui, a carne escolhida para o ragu foi a carne da própria lagosta! A receita ainda leva outros ingredientes especiais, como tomilho, aspargos e alho poró.

9. Paella com lagosta: existem diversas versões de paella, porém, as mais tradicionais são feitas à base de arroz e de frutos do mar. Essa receita, além da lagosta, também leva camarão, lula, lagostin e frango. Apesar desse último não ser um fruto do mar, ele colabora com o sabor do prato.

10. Gratinado de lagosta, vieiras e camarões: a proposta dessa receita é fazer um gratinado com esses três frutos do mar, lagosta, vieiras e camarão, cobertos por um creme zabaione de champanhe, misturando leveza e intensidade no prato. A receita é chique e parece difícil de fazer, mas vale a pena testar!

11. Lagosta com arroz e purê especiais: nesse prato, a lagosta aparece de forma simples, grelhada, como você já aprendeu a fazer em receitas anteriores. A diferença está no arroz, que é feito com jaca e castanhas, e no purê de batata doce com milho e queijo coalho.

12. Risoto de lagosta e camarão: alho picado, alho poró, cebola, cheiro verde, queijo parmesão, arroz arbóreo, vinho branco seco, camarão, lagosta e manteiga. Anotou todos os ingredientes? São eles que você vai utilizar para preparar um risoto de lagosta e camarão delicioso para seu próximo jantar especial!

13. Arroz preto com lagosta: o arroz preto, se você não está familiarizado, é um poderoso antioxidante para o organismo, além de ser mais rico em proteínas e menos calórico do que outros tipos de arroz. Preparado com a lagosta e muito bem temperado, se transforma em uma refeição irresistível e bem saborosa.

14. Sanduíche de lagosta: primeiro, você vai colocar a lagosta para cozinhar junto com alho picadinho, azeite, sal e um pouquinho de pimenta do reino. Depois, vai preparar um sour cream (creme azedo) de limão siciliano e começar a montagem do sanduíche, que ainda leva um molinho simples de azeite e sal.

15. Lagosta na chapa com banana, batata doce e manga: o preparo desse prato é bem simples, mas leva ingredientes especiais como banana da terra, batata doce, manga, pimentão, tomate, cebola, pasta de alho, margarina e, claro, lagosta. Você ainda pode servir essa lagosta na chapa acompanhada de arroz e purê.

Publicidade

Viu como não é tão difícil preparar lagosta? Se você é fã de frutos do mar, também deve conhecer receitas de camarão, receitas de lula e receitas de polvo para preparar em casa e se deliciar com refeições saudáveis, aconchegantes e deliciosas!