Site Overlay

10 receitas de queijo caseiro fáceis para você testar em casa


O queijo é tão antigo que sua origem chega a ser incerta, já que pode variar de 8.000 a 3.000 a.C.. O local de surgimento também é incerto, pois pode ter sido na Ásia, Oriente Médio ou Europa. Mesmo com tantas dúvidas sobre sua criação, esse é um alimento que ganhou espaço nas mesas do mundo todo devido ao seu sabor.

Publicidade

Como o único passo obrigatório para a sua produção é a separação do leite de diversos animais em soro e coalhada, podemos encontrar uma grande variedade de texturas e sabores, que dependem de outros passos do processo, como o tempo de maturação ou o teor de gordura, por exemplo.

Mas sabia que nem só de origem animal esse alimento pode ser feito? Oleaginosas também rendem um queijo super saboroso que está liberado para o consumo de veganos e intolerantes à lactose.

Na nossa lista abaixo, você pode encontrar opções mais cremosas, densas e até mesmo feitas com castanhas, então, basta conferir cada item e escolher a sua favorita.

1. Queijo de castanha caseiro

Publicidade

Essa receita, além de ser uma opção para os veganos e intolerantes à lactose, surpreende pelo sabor incrível e ainda é muito saudável, pois contém uma grande quantidade de bactérias que fazem bem ao organismo. Mesmo que você seja fã dos queijos cheios de gordura, vale a pena testar essa opção em casa e se deliciar.

2. Queijo cremoso caseiro

imagem15-06-2022-13-06-46

Foto: iStock

Na verdade, para preparar essa receita de queijo cremoso em casa você vai precisar comprar mussarela e parmesão. Você mistura os dois com outros ingredientes, como o amido de milho, por exemplo, e obtém um alimento com uma textura de dar água na boca.

Publicidade

3. Creme de queijo cottage caseiro

Preparar um queijo cottage em casa pode ser mais simples e rápido do que parece, sabia? Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha. Por esses motivos vale a pena testar em casa e usar o alimento no preparo de várias refeições diferentes.

4. Queijo caseiro temperado

imagem15-06-2022-13-06-46

Foto: iStock

Essa é uma receita que tem um processo bem parecido com o da anterior, porém, aqui mesmo a lista de ingredientes sendo curta, ela diverge da outra opção. A sugestão de tempero é a pimenta do reino, mas você também pode usar ervas para obter um queijo bem aromático e cheio de sabor, que tal?

5. Queijo cottage caseiro

imagem15-06-2022-13-06-47

Foto: iStock

Já essa receita de queijo cottage a lista de ingredientes usa um item não pedido na outra opção: creme de leite ou iogurte natural. O modo de preparo também não é trabalhoso e a textura final fica um pouco mais encorpada. Agora basta escolher qual opção você prefere.

6. Queijo caseiro pastoso

imagem15-06-2022-13-06-47

Foto: iStock

E que tal usar apenas leite integral, vinagre e limão para preparar o seu queijo caseiro? É isso mesmo, com apenas três ingredientes é possível produzir esse alimento em casa. No fim da receita, você ainda pode conferir dicas de temperos que podem ser usados para incrementar o sabor e deixar seu dia ainda mais gostoso.

7. Requeijão caseiro

Publicidade

imagem15-06-2022-13-06-48

Foto: iStock

Para preparar o seu requeijão caseiro é necessário ter em mãos um pouco de queijo parmesão ralado. Além dele, você também vai precisar de leite, amido de milho, creme de leite e sal. O legal é que essa receita rende bastante e o tempo na cozinha não é longo.

8. Queijo fresco caseiro

Já essa é uma opção que exige um item que não é facilmente encontrado aqui no Brasil, o buttermilk, ou leite de manteiga. Se você tiver acesso ao ingrediente, pode se aventurar testando essa receita, senão, pule para a próxima e encontra sua opção favorita.

9. Queijo caseiro sem lactose

Essa é uma receita que tem como base as oleaginosas e você pode escolher a de sua preferência para o preparo do queijo. O trabalho deve ser iniciado com 8 horas de antecedência, pois é o tempo que as castanhas devem ficar de molho, mas tirando isso, o processo não é muito demorado e nem trabalhoso. Mesmo que você não seja vegano ou intolerante à lactose, vale a pena experimentar.

10. Queijo mascarpone caseiro

Esse é um queijo de origem italiana que é bem famoso por causa da sua cremosidade. Por isso, seu custo aqui no Brasil é bem elevado, mas fazendo em casa, você economiza bastante, já que os únicos ingredientes necessários são creme de leite ou nata e suco de limão. Assim você pode se deliciar com o sabor e a textura desse queijo.

Preparar seu próprio queijo pode ser mais simples do que parece, não é mesmo? Com essas opções da lista você consegue resultados com diferentes texturas e sabores, então, pode usar em diversos tipos de refeições.

Publicidade