Site Overlay

10 receitas de drinks com vermute que vão animar sua noite


Feito à base de vinho, o vermute é uma bebida aromatizada e preparada com a utilização de ervas, raízes, flores ou sementes. A comercialização da bebida em sua fórmula atual começou na Itália, e junto com a França são os dois países onde os tipos mais famosos de vermute são encontrados, exatamente por serem regiões onde a produção do vinho também é forte.

Embora possa ser bebido puro ou acompanhado apenas de gelo, o vermute é utilizado na criação de diversos coquetéis encontrados no Brasil, como o Negroni, o Manhattan, o Americano e até mesmo em algumas versões do Dry Martini, a bebida favorita do James Bond.

Confira algumas receitas de drinks que utilizam o vermute:

1. Drink Americano

Publicidade

Diz-se que o drink ganhou esse nome por causa da popularidade entre os moradores dos Estados Unidos. O drink americano é feito com vermute e Campari e essa é uma receita clássica que pode ser preparada sem muitas dificuldades até mesmo por iniciantes na coquetelaria.

2. Drink Negroni

O drink negroni é uma variação do americano, também utilizando Campari na composição. No entanto, ele tem um teor alcoólico mais alto. Isso significa que esse drink com certeza vai agradar quem gostou do sabor do americano, mas prefere uma bebida mais forte.

3. Drink Americano com Club Soda

Publicidade

Mais uma versão diferente do americano, mostrando que é possível gerar muitos resultados diferentes mesmo com uma quantidade pequena de ingredientes. Nesse caso, a combinação de Campari e vermute é completada com Club Soda ou alguma outra água gaseificada.

4. Drink Abbey

imagem14-02-2022-01-02-49

Foto: Reprodução / gourmandise brasil

Essa bebida é preparada com o vermute Lillet Blanc e com uma mistura de gin com suco de laranja coado, o que dá ao drink uma cor bem característica. Além disso, ele leva um pouco de bitter Peychaud. Basta bater na coqueteleira com gelo e servir em uma taça gelada!

5. Drink Manhattan

Um drink forte conhecido por ter sido a bebida favorita do gângster Al Capone. Com a coqueteleira gelada, misture o uísque e o vermute tinto. Adicione algumas gotas de angostura quando a bebida já estiver na taça, para finalizar.

6. Drink Vieux Carré

Publicidade

O nome francês desse drink vem de suas origens, tendo sido popularizado no bairro francês da cidade americana Nova Orleans. Leva vermute tinto doce, uísque de centeio, conhaque, Benedictine, um dash de Peychaud’s e outro de angostura. Sirva no copo com uma casca de laranja-bahia!

7. Drink Afinidade

Conhecido como “afinidade”, essa é uma variedade do drink Manhattan. Misture vermute doce, vermute seco, uísque escocês e duas gotinhas de bitter aromático. A taça na qual ele será servido pode ser decorada com uma cereja!

8. Drink Dry Martini

Um clássico extremamente simples, o dry martini é feito apenas com vermute seco, gin e azeitonas. Misture as bebidas no copo com gelo e coe para servir na taça. No final de tudo, adicione a azeitona.

9. Drink Bamboo

Publicidade

Esse drink é saboroso e tem um teor alcoólico mais baixo. Utiliza o vermute branco seco e o jerez seco como ingredientes principais e ainda leva angostura tradicioanl e angostura de laranja. Os ingredientes devem vir da geladeira para que a bebida não fique muito diluída ao ser mexida.

10. Vermute caseiro

Sim, é possível fazer o seu próprio vermute em casa! Tudo o que você vai precisar é de vinho branco, conhaque, cascas de laranja e uma série de ervas nada difíceis de encontrar, como alecrim, manjericão e sálvia. O vermute é resultado da mistura entre o vinho puro, a infusão do conhaque com a laranja e o vinho aquecido com as ervas.

Com tantas receitas, não faltam opções para você experimentar o vermute. Caso queira preparar mais opções de bebidas, tente também alguma receitas de mojito, Moscow Mule, Bloody Mary e margarita.